64 9 8403-6403

NO AR

Alta Cidade TV

altacidadetv.com.br

Estado

Lançado programa que prepara empresas goianas para o mercado internacional

Publicada em 17/03/22 às 07:41h - 55 visualizações

por Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Governador Ronaldo Caiado lança o programa Inova Export, que prepara empresas de pequeno e médio portes para a exportação: “O Estado gera credibilidade e passa a ser competitivo internacionalmente”,  (Foto: Lucas Diener)
O governador Ronaldo Caiado lançou, na tarde desta quarta-feira (16), o Inova Export, programa do Governo de Goiás que irá capacitar empresas de base tecnológica para exportação, com foco também no desenvolvimento econômico, geração de emprego e de renda. “Goiás tem de sair sempre à frente. Não podemos ficar na esteira de ninguém. Temos de fazer política que seja inteligente, são cabeças criativas que empolgam”, disse o governador sobre a iniciativa, que é desenvolvida em nove fases e está em andamento desde janeiro.

O foco é qualificar pequenas e médias empresas goianas inovadoras que tenham potencial para atuar no mercado externo. “Com isso, o Estado gera credibilidade e passa a ser competitivo internacionalmente”, salientou Caiado. No edital de seleção, 73 empresas foram homologadas e participaram de uma primeira capacitação. Daqui para a frente, o processo será afunilado, até que pelo menos 20 participantes estejam aptos a iniciar as suas exportações.

O secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, explicou que o Inova Export estimula os empreendedores a buscarem possibilidades. Trata-se não só de oferecer produto para o mercado internacional, mas de entender como adaptá-lo para atender à demanda. “É importante que a empresa não olhe apenas para o regional. Ela deve olhar para fora, pensar no mercado externo, buscar novos recursos e trazer esse dinheiro para Goiás”, pontuou.

Ao longo do programa, os empreendedores têm acesso a requisitos básicos para se lançar além das fronteiras, como legislação, regras sanitárias, comunicação e marketing. Para isso, foi firmada parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. “Internacionalizar tem de deixar de ser uma meta de poucos e ser uma meta possível”, definiu a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. “Programas como esse nos ajudam a atrair talentos e, principalmente, manter cabeças pensantes no Estado”, ressaltou.

As áreas de atuação das empresas participantes são variadas, como: alimentação, bebidas, confecção/vestuário, cosméticos/perfumaria e indústria da transformação. Por meio do Inova Export, elas recebem conhecimentos sobre inteligência comercial e incubação. Paralelo a isso, a parceria entre a Sedi e a UFG também contempla os universitários goianos. “Esse projeto qualifica nossos estudantes e pesquisadores, porque abre uma frente de atuação, de acúmulo de experiência e de técnicas”, completou a reitora.

O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, afirmou que o Inova Export representa um passo em direção ao posicionamento de Goiás no mapa do ecossistema global de inovação. “Essa rede, e todo esforço em torno disso, vai levar o desenvolvimento do Estado cada vez para uma posição pioneira e de destaque nos cenários nacional e mundial”, disse.

Presença
Participaram do lançamento do Inova Export o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox; além do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti.

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp

(64) 98403-6403

Visitas: 435328
Usuários Online: 32
Copyright (c) 2022 - Alta Cidade TV - A TV Web de Iporá. Avenida R2, 441, Setor Padre Cícero, Iporá-GO
Converse conosco pelo Whatsapp!